terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

05º dia - Puerto Montt/CH a... Puerto Montt/CH - 323km

Acordamos "temprano", como sempre, e fomos tomar o café da manhã, já imaginando como seria a tal Carretera Austral, principal objetivo do nosso projeto. Antes de sair de Puerto Montt, abastecemos a moto e fizemos câmbio de dólares por pesos chileno.











Tivemos que colocar as roupas de chuva, pois o tempo não estava colaborando, mesclando entre sol, nublado e chuva. Os primeiros quilômetros ao sul de Puerto Montt foram tranquilos, com asfalto até certo ponto. Depois pegamos um "tramo" em construção, que misturava rípio com barro, o que fez a moto "sambar". Deu medo, sem dúvida, mas foi tranqüilo.


saindo de Puerto Montt


nublado de um lado sol de outro








e a felicidade dos viajantes?


construções típicas da região


para ir treinando kkk




chegando em Caleta La Arena


Chegamos em Caleta La Arena, onde iríamos pegar o primeiro "transbordador" do dia. Esse iria até Caleta Gonzalo. Aguardando a embarcação, conversamos com um senhor que cuida da tenda de informações turísticas e o mesmo informou que nós até poderíamos passar por aquele primeiro transbordador, mas que o próximo seria somente para sábado. E que pela estrada seria impossível chegar até Chaitén, pois a mesma estava bloqueada desde a erupção do vulcão próximo a cidade.






Ficamos sem ter o que fazer, pois não poderíamos esperar quatro dias para embarcar a Chaitén. Complicou os nossos planos de hoje. Resolvemos retornar até Puerto Montt e procurar outra alternativa.

volta e retorna


Paramos para almoçar num restaurante legal, no centro de Puerto Montt. Olhamos os mapas e depois tomamos algumas informações para o "cruce". O plano "B" de hoje, seria ir até Quellón, na ilha de Chiloé e cruzar a Chaitén a partir dali.

Procuramos a Naviera Austral, que é a responsável por esses trajetos. No escritório, que fica na costaneira de Puerto Montt, vimos que tinha um horário para quinta-feira, o que seria ideal, pois iríamos a Quellón hoje, e no outro dia já embarcaríamos para Chaitén. Plano correto, mas não tinha mais espaço na embarcação. Teria somente para a próxima semana. Inviável.

O plano "C" seria subir a Ensenada, pegar uma ruta de rípio até El Bolson, baixar a Esquel/Trevelin e depois entrar no Chile por Futaleufú. Parecia perfeito pelas informações tomadas com os Carabineros de Chile. E seguimos. Retornamos a Ruta 5 até Osorno e entramos em direção a Ensenada. Passamos por Ralún, Cochamó e Puelo, abaixo de muito rípio, digo, acima, grosso e de difícil acesso. Uma pedreira mesmo.

Tomamos mais algumas informações em Puelo. Essas nos deixaram mais uma vez sem ter o que fazer. Segundo a guia, a travessia poderia ser feita somente a pé ou a cavalo, e até de moto, mas trail, pois o caminho ainda não estava pronto, somente para 2012. E agora???

Voltar??? Essa mesma guia nos passou a indicação de seguirmos adiante até Puelche, onde pegaríamos o mesmo transbordador que não pegamos pela manhã, claro, no sentido contrário. Assim não precisaríamos voltar todo o caminho já percorrido, ainda mais com aquele rípio grosso. E assim fizemos. Seguimos por aqueles rípios, variando do tipo "pedreira" a quase asfalto. O visual de matar, com montanhas nevadas, bosques, cachoeiras e pequenos povoados. Pontilhões de madeira. Muito ogro. Um local muito lindo e que vale a pena conhecer. A RT aguentando bem nos rípios, sem maiores sustos.

Chegando em Puelche logo embarcamos no "ferryboat". Meia-hora de navegação e já estávamos descendo no caminho de rípio da Ruta 7, onde tínhamos passado pela manhã, agora retornando a Puerto Montt.


fazendo o caminho inverso




















um lanchinho














voltando para Puerto Montt 2









Aqui em Puerto Montt novamente, logo tratamos de ir no mesmo hotel ver se tinha quarto disponível e sem perder tempo já garantimos um. Depois de um belo banho, saímos jantar próximo do hotel. Agora a pouco guardei a moto e estamos bolando o plano "D" para amanhã. Provavelmente voltaremos todo o caminho até Bariloche, desceremos por El Bolson/Esquel, e entraremos no Chile por Futaleufú. Aguardem!

Foi uma "campeirada" das boas hoje, mas o visual do local valeu. Pena que perdemos um dia disponível da viagem. Mas acontece.

Boa noite a todos!

Um comentário:

  1. OLA QUE TAL? HERMANO GEDSON"CHUCAO-CHUCAO", BOA VIDA HERMANO SEMPRE RODANDO, ESPERO VER AO VOLTA AQUI EM
    BUENOS AIRES PARA COMER JUNTOS HERMANO, OS DIAS 5 AO 9 DE FEVREIRO NOS VISITO SARA, FABIO E CRIANCAS,
    AQUI VAI MEU TELEFONO ASSIM NOS ENCONTRAMOS:46024541,
    UM ABRACO HERMANO E SAÚDOS PRA GRAZIE.
    BOM VIAJEM HERMANO.

    ResponderExcluir