terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bern Suíça - Altdorf Suíça - 08/08/2011


Saímos da belíssima capital da Suíça, Bern, para percorrermos alguns passos dos Alpes. Incríveis paisagens. Retratadas. Sustenpass, Furkapass, Gottardpass, Grimselpass entre outros. Podemos dizer que a natureza teve um pouco mais de capricho nesses lugares.

Nesse momento desabilitamos as autoestradas no GPS, assim percorremos maravilhosas estradas secundárias pelo caminho. Muitas passando pelo interior de lindas cidades.

Começamos a descer por Thun, logo adiante da capital Bern. Percorremos a estrada pelo lado esquerdo do lago Thun, em inglês, ou Thunersee, em alemão. Até a cidade de Interlaken, cujo nome significa "entre os lagos". Uma paisagem muito bonita.

Seguimos nosso caminho para Innertkirchen. Aqui tem-se uma visão dos deuses do outro lado do lago, agora percorrendo o lado direito do Brienz. Em Innertkirchen tomamos a estrada para o Grimselpass.

Grimselpass é muito bonito, um dos melhores que passamos hoje. Tem 2.165 metros de altitude.

Descemos até a cidadezinha de Gletsch.

Nessa cidade dobramos a direita para irmos a outro passo. Apesar que a estrada ainda marca a sinalização de Furkapass. E é a continuação da estrada, para quem vem do lado esquerdo, descendo.

Chegamos em Ulrichen, para abastecimento. Mesmo procedimento como nos demais postos. Tudo na base do self service. A paisagem do local é indescritível. Tudo muito bonito.

Dobramos a esquerda começamos a subir o Nufenenpass, em alemão, ou Passo della Novena, em italiano. Esse com 2.478 metros de altitude.

Paramos no topo para um pequeno lanche, já almoço, devido ao horário. Pedimos uma deliciosa linguiça de porco com pedaços de frango e batatas fritas. Lanchinho pronto, iniciamos a descida em direção a Airolo, uma linda cidade nos pés dos Alpes, que vale a pena contemplar.

Cidade histórica, onde mais de 86% da sua população fala o italiano no cotidiano. É a Suíça "italiana". Notamos essa diferença pelas ruas que percorremos.

Nesse ponto o GPS indicava a entrada num túnel, com o nome de Gotthard Road Tunnel. Nada mais e nada menos que o terceiro maior túnel existente no mundo, com 16,4 km de extensão.

Chegamos a entrar nesse túnel, que vai direto a Göschenen, mas fizemos um malabarismo dentro dele e retornamos para Airolo, pois queríamos ir por fora, pela montanha.

Dentro do túnel pegamos 38°C. E em menos de meia-hora tivemos temperaturas de 5°C na subida do St. Gotthardpass, em alemão, ou Passo del San Gottardo, em italiano. Inacreditável.

Esse passo é muito bonito. Tem 2.106 metros de altitude e divide a parte da Suíça que fala alemão e italiano. Tem até um museu e um hospício no alto da montanha, ao lado do "Lago della Piazza".

Lindas estradas e como todo o passo, muitas curvas. Centenas delas. Excelente para rodar bem devagar, apreciando a natureza. Possui ainda duas usinas de energia e dois grandes reservatórios de água.

O San Gottardo leva até uma cidadezinha chamada Hospental, onde novamente "quebramos" a esquerda para irmos ao grandioso Furkapass. Perto dos outros que já tínhamos rodado, esse ficou um pouco abaixo da "média". Mas é muito bonito, também. Percorremos ele até a cidade de Gletsch, onde já tínhamos passado pela manhã. Paramos na cidade para um lanchinho e também para irmos ao banheiro.

Nesse ponto iniciamos o caminho contrário do Grimselpass, passo que percorremos na manhã. Obviamente a estrada de volta é a mesma, mas temos uma visão diferente da montanha, até muito mais agradável do que subir ela. Descendo é mais bonito.

Outra vez em Innertkirchen, pegamos a direita para entrarmos na região do Sustenpass. Esse tem passo tem 2.264m de altitude e dele é possível avistar o Glaciar Stein, ou Steingletscher, em alemão, com seus mais de 4km de extensão.

Bem subjetivo, mas o Sustenpass foi o melhor passo que percorremos hoje, sem dúvida. Passamos por pequenas e lindas cidades. Pelo interior das cidades, pelo meio rural e a estrada vai por longos quilômetros margeando um precipício, com cidades abaixo, e ao fundo, pela direita, uma grande montanha nevada, com o Glaciar Stein. Muito bonito.

É de parar e ficar apreciando a mãe natureza. Frio e um pouco de garoa, mas tranquilo.

Centenas de curvas e velocidade bem baixa.

No final da tarde chegamos em Wassen. Fizemos nosso último pitstop antes de pararmos em uma cidade indefinida que teríamos pelo caminho, devido ao nosso horário. Nossa meta de hoje era chegar pelo menos até Luzern, mas não foi possível devido as estradas, com velocidade muito reduzida.

Não reclamamos pois foi um dia maravilhoso, com o tempo ajudando, estradas excelentes, mesmo as do interior, e lindas paisagens.

Paramos aqui em Altdorf para verificarmos possibilidade de pouso na cidade. Um pouco cara. Todas hospedagens na faixa de 180 euros a diária. Nesse intervalo começou uma fina chuva e resolvemos ficar por aqui mesmo. Pegamos o primeiro hotel que tínhamos visto, de 140 euros a diária, com café da manhã incluso.

Hotel Höfli. Quarto estilo cabana, muito bem decorado, bonito, limpo, como todos os hotéis na Suíça. E esse classe A no padrão de classificação suíço. Ficamos por aqui.

Subimos e fomos a um delicioso e merecido banho, quentinho, pois ali fora está muito frio, isso que estamos no verão. A cidade é muito bonita, parece aquelas "vilas" com ruas estreitas e aquele ar europeu. E o frio.

Jantamos aqui mesmo no restaurante do hotel. Dois pratos de massa por uma pechincha: R$ 160,00 mais o acompanhamento. Tem disso.

Uma excelente dica é reservar o hotel na noite anterior em algum dos sites especializados, tipo www.hoteis.com e www.booking.com, entre outros. Consegue-se valores mais em conta e o melhor é que você não precisa gastar tempo procurando hotel na cidade. Hoje como não tínhamos previsão de chegar certo em uma cidade, acabamos não reservando.

Agora vamos nos recolher. Descansar e dormir um pouco... amanhã temos muita estrada pela frente.

Edit: estou selecionando as fotos para esse dia. São centenas de fotos, até pelos locais por onde passamos. Em breve posto.

Forte abraço a todos!

Spidi e Grazi




Sustenpass



















2 comentários:

  1. Bela viagem. Mas posta umas fotos nesse blog homem. Abração. Sucesso e bom divertimento

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ramonzito! Vamos atualizando na medida do possível. Logo posto mais fotos. Forte abraço! Spidi

    ResponderExcluir