terça-feira, 26 de novembro de 2013

De Biz na Patagônia 2013 - Río Grande Argentina - Aduana San Sebastian - Porvenir Chile


Buenas noches estimados amigos!

Hoje fiz uma operação padrão... acordei cedo era umas 6h30.

Tomei um banhito, coloquei o "uniforme" de viagem e segui para a estação YPF que se encontra na saída da cidade.

Abasteci a possante Biz "ADV" e calibrei os pneus. Aproveitei para passar uma graxa na corrente.

Isso é uma constante na viagem... normal.

Fui tomar um cafézito com duas medialunas, já que a hospedagem não fornecia.

Nisso chega dois hermanos de BMW R1200GS.

Eram de Córdoba, região que conheço bem. Ficaram impressionados com a viagem na "pequena" kkk.

Segui viagem era 8 e pouquinho.

Vento contra... um pouco lateral.

Abasteci  novamente no YPF da aduana, em San Sebastian.

O frentista recordou de mim e mostrou no celular algumas fotos minha e da possante.

Que gratificante isso kkk

Andei mais uns poucos metros e fui fazer os trâmites na Aduana da Argentina.

Fiz um agito com o pessoal. Até fotos tiraram... sempre digo, uma conversa e sorriso no rosto abre qualquer porta.

Isso que sou tímido... kkkk

Fui informado que a Aduana de Chile estava de "paro" e só abriria às 12h e que poderia ir "despacito".

Me despedi desse pessoal gente boa da Aduana de Argentina e segui para a do Chile, 10km adiante.

Ai começa os rípios da Tierra del Fuego.

Logo cheguei na Aduana de Chile. Fiz os primeiros trâmites mas faltava um, que era o que estava de "paro".

Ali também quebrei o "gelo" com o pessoal da Aduana. Até um adesivo fiz o cara da Aduana colar numa vidraça.

Forneceram um número de atendimento e fui afora.

Conheci mais três hermanos com moto da região da grande Buenos Aires.

Muita "charla".

Também com o Carabinero de Chile que estava cuidando da entrada a Aduana.

Meio-dia chegou, fiz o trâmite que faltava e segui pelos rípios.

Não tinha certo o destino do dia.

Chegando no "Cruce" que iria a Bahia Azul ou Porvenir. Parei, pensei...

Segui para Porvenir, esperando chegar e pegar a Balsa até Punta Arenas.

Economizaria vários quilômetros, porém rodando um pouco mais em rípio.

O rípio variou de bom a ruim, principalmente até o Cruce, pois recém havia passado uma motoniveladora, deixando muitas pedras soltas sobre a ruta, "apagando" o trilho.

A natureza aqui nessa região do Chile é impressionante.

A estrada segue sinuosa margeando o mar que não sei o nome (vejo depois), mas é muito bonita... ao fundo se "mira" umas montanhas nevadas.

Lindíssimo lugar.

Uns 20km antes de chegar aqui em Porvenir se foi a gasolina da possante Biz "ADV".

Abasteci com o bidon. Até fiz um vídeo de como se abastece uma Biz na Patagônia, passo a passo... kkkk

Cheguei com um solzinho aqui em Porvenir, depois de 150km de rípios.

Sempre sonhei em conhecer essa região e essa parte de rípio não era conhecida.

Agora foi uma "especialização em rípios da Patagônia" kkk

Fui direto na empresa Transbordadora Austral Broom ver o Ferry para Punta Arenas.

"Solamente a la manhana. Hoy ja saliu".

Buenas... somente amanhã duas horas da tarde.

O que não tem solução, solucionado está.

Não iria fazer 350km até Punta Arenas por "terra", ainda mais naquela hora.

Conversei mais um pouco com o atendente e me fui "cambiar plata" chilena, pois precisaria para pagar "en efectivo" o transbordador, hospedagem, gasolina e comida.

Por indicação desse senhor fui numa espécie de mercadinho que tem de tudo, inclusive "câmbio de monedas".

Troquei 200 dólares a 485 pesos x dólar... creio que seja um pouco abaixo da cotação oficinal... mas não havia banco aberto na hora.

Aqui, ao contrário da Argentina, é melhor cambiar no banco.

Incrível como qualquer bodega aqui aceita "tarjeta", ao contrário da Argentina. Cultura.

Mais acima arrumei uma pousada por 12.000 pesos... aproximadamente 25 dólares.

Tem uma rua aqui que tem quase todas as "pousadinhas" da cidade. Depois posto o nome.

Banho tomado. Sai dar uma volta a pé.

Depois fui a um restaurante muito bom, que fica abaixo do hotel Espanha.

Lomo a Lo Pobre, com um bom vinho chileno. Dilícia de janta!

Agora estou aqui teclando para os amigos o "meu querido diário" kkkk

Sopra um vento lá fora. Chega a levantar o telhado da hospedagem heheh mas forte... incrível.

Previsão de ficar em Punta Arenas amanhã para um pequeno passeio.

Forte abraço a todos!

Gedson
Biz 125 ADV






















































Um comentário:

  1. que legal, o mesmo magrão da aduana nos "obrigou" a dar uma adesivo nosso pra ele... aduaneiros heheh o cara curtiu
    muita massa tua trip
    abraço
    Matias

    ResponderExcluir