quarta-feira, 27 de novembro de 2013

De Biz na Patagônia 2013 - Porvenir Cruce Estreito de Magalhães Crux Australis Punta Arenas

Segundo informe do dia kkkk

Tomei um banho, coloquei a roupa de viagem e baixei as tralhas. Isso era quase meio-dia.

O gurizão que cuida da hospedagem me convidou para tomar o café da manhã.

Nem pedi pois já havia passado da hora... Bom, estava com tempo, aceitei.

Escutando um rádio ao lado da calefação, dia muito frio, ouço um comunicado:

"El cruce hasta Punta Arenas esta cerrado por condiciones climaticas. Hay mucho viento. A las 18h otro informe avisando da possibilidade de otro cruce a las 19h".

Já estava prevendo isso.

Fiquei por ali mesmo no hotel. Tinha comida, internet e principalmente, calefação.

Ambiente bem quentinho. Estava fazendo uns 3c em Porvenir nessa tarde. Com a intensidade do vento a sensação térmica é negativa.

Lá pelas 14h o senhor da pousada me pergunta se eu não queria uma centolla.

Respondi: "Mucha plata la tal Centolla".

"No, acá lá centolla é mucho barato. Sale solo 6000 chilenos". Mandei vir.

Chegou m prato cheio de puro filé de Centolla.

E eu feliz da vida, naquele fim de mundo, comendo uma centolla a valor de Lomo a Lo Pobre, como na noite anterior.

Na tarde sai dar umas voltas pela cidade, Fui ao mirador no outro lado da bahia e também ao faro da Bahia Chiclota, onde saem os "zarpes" dos catamarãs.O Crux Australis já estava por ali.

Quase 18h me despedi do pessoal da hospedagem e segui para a Bahia Chilota.

Muitos alemães e austríacos por aqui. Encontrei com 3 casais da Áustria.

Ainda não tínhamos certeza do "cruce", pois ventava muito. Nisso já deixei de sobreaviso o dono da pousada para o "meu quarto" kkkk

Começou um movimento de funcionários no porto. Pensei "agora vai".

Começaram a vender os tickets.

Compre-se o ticket na hora, antes do embarque.

Para moto fica em 10.500 pesos de Chile, mais ou menos US$ 21. E a travessia dura de 2 a 3h.

Entramos no "Crux Australis", eu e a possante "ADV".

Colocaram dois esticadores na Biz. Ficou bem presa.

Subi para os "salones".

Dois ou três salões, grandes, com cafeteria e confortáveis poltronas e claro, calefação.

Ambiente bem quentinho.

O Estreito de Magalhães, que de estreito não tem nada, estava agitadíssimo.

Aquele "transbordador", daquele tamanho, subia e baixava uns 3 a 4 metros.

Quase uma gangorra. Incrível.

Cada "baixada" era um banho de água salgada nos carros e na ADV.

A motoca ficou "salada".

Quase 22h cheguei aqui em Punta Arenas.

Deixamos, mais uma vez, a Tierra del Fuego. Já com saudades.

Tempo querendo chover... fui direto procurar uma pousada.

Recordei do lugar de uma que ficamos em 2010.

Condor de Plata. Muito boa... mas estava lotada.

Procurei "meia dúzia" mais e todas lotadas. E querendo chover.

Até que cheguei nessa que estou. Nome depois eu posto.

O cara fez um desconto e deixou por 25.000 pesos de Chile. Mais ou menos US$ 50.

Um pouco cara mas enfim, de noite e chuviscando. Era o que tinha. Foi.

Na entrada já conversei com um jovem casal de Berlin, e um senhor que é austríaco. Disse ter moto em Linz, cidade por onde passamos nas férias do ano passado.

Entrei no quarto, tudo muito novo, limpo e organizado. Duas camas e um banho bem quentinho.

Sai procurar o "tenedor libre" que fez a nossa "felicidade", dos amigos canadenses e do americano em 2010.

Já estava quase fechando, mas consegui chegar a tempo de comer algo. Já era quase meia-noite.

Uma pena ter dado esses problemas com a balsa, pois Punta Arenas é uma cidade lindíssima e com muita história.

Recomendo ficar pelo menos um dia inteiro para passeios.

Suerte. Amanhã tem mais caminho pela frente.


Porvenir

Porvenir

lindas residências

transbordador do Estreito de Magalhães




aviso da balsa











Buenas nobres!

En vivo ahora.

São 10h50 agora e estou teclando da hospedagem.

Como a Balsa é somente às 14h, tenho algum tempo ainda aqui em Porvenir.

Chovia e ventava muito na noite anterior. Coisas de filme de terror.

E pela manhã também.

Cedo... chuva, chuva e muito vento. E eu debaixo das cobertas kkk

Que sair o que... bom.

Agora parece que deu uma limpada no tempo... mas o vento forte permanece.

Espero que não cancelem a balsa de hoje por causa desse vento.

Saludos desde Porvernir!

Gedson
Honda Biz 125 ADV

Nenhum comentário:

Postar um comentário